Mais do que adoçar a festa, o bolo de casamento possui uma história. Estudiosos contam que a tradição começou com os romanos, que produziam um misto de bolo e pão recheado de frutas secas, mel, nozes e especiarias, para ser rasgado sobre a cabeça dos noivos. Quanto mais farelos caíssem sobre ambos, mais prosperidade e fertilidade teriam. Com o passar dos anos, a chuva de arroz entrou no lugar desse costume e deu ao bolo a oportunidade de ser prazerosamente degustado e apreciado, tornando-se o elemento essencial em uma cerimônia.

Post 37_1_1

Mas não foram apenas os costumes envolvendo o casamento que se reinventaram, a arte da confeitaria foi desenvolvendo cada vez mais técnicas tendências de bolos de casamento surpreendentes. Por vezes é possível se deparar com verdadeiras esculturas, cujos ingredientes principais são massa, açúcar e uma forte dose de criatividade. Pensando nisso, decidimos dar uma ajudinha para os noivos e também para os confeiteiros! Afinal, o mês de maio virá recheado de bolos e casamentos.

Naked Cakes

 

São diversas as opções e formatos de bolos para casamento, desde os clássicos brancos com pasta americana e muitos andares, até os naked cakes, também conhecidos como bolos desconstruídos, viraram tendência nos últimos anos. Sua aparência é mais simples, com aspecto artesanal, e os ingredientes e massa ficam mais expostos. Porém, é uma das opções mais baratas e em alta nas tendências de wedding!

Post 37_2_1Bolo de três andares

 

Os bolos de três andares tendem a ser mais chamativos, justamente pelo seu tamanho. Aliás, você já se perguntou qual seria o sentido por trás do clássico bolo de três andares? Há quem acredite que o primeiro andar seria o compromisso, o segundo, o casamento, o terceiro, a eternidade. Acredita-se tanto, que é comum entre os casais congelar uma fatia do bolo para comer juntos na ocasião do primeiro aniversário de casamento.

Post 37_3_1
Bolo redondo

 

O bolo redondo é o modelo mais tradicional. A sua delicadeza oferece versatilidade na decoração do casamento, por isso é um dos preferidos dos casais. Além de que, se encaixa muito bem em qualquer tipo de mesa, seja ela ampla ou pequena. Uma boa opção também para os casais que preferem exagerar mais nos salgados que nos doces, afinal, não são todos os convidados que apreciam o bolo de casamento.

Post 37_4_1

Bolo com pasta americana

 

A pasta americana é uma das coberturas comestíveis mais usadas na confeitaria para produção de bolos de casamento. Ela permite uma decoração mais uniforme, detalhada e com um acabamento impecável. No entanto, é preciso atenção quanto ao corte! Ela deve ser cortada de maneira sutil, a fim de encaixar em cima do bolo como um tecido e ir decorando por cima. Outra vantagem é que tende a derreter menos, portanto a opção mais indicada dependendo da cidade onde se pretende realizar o casamento.

Post 37_5_1

Bolo com rendas de açúcar

 

O uso de renda aplicada no açúcar de confeiteiro ou na pasta americana é uma técnica bastante utilizada pelos grandes profissionais da confeitaria, que preferem desenhar a arte com as próprias mãos. Isso faz com que o bolo seja delicado e romântico, tornando-o extremamente refinado e digno de ser contemplado.

Post 37_6_1

-

Gostou das nossas dicas? Então, curta a nossa página no Facebook: Perfecta ou acesse o site perfecta.itwfeg.com.br e continue acompanhando as novidades do setor tecnológico alimentício entre outros assuntos relacionados à gastronomia, panificação e confeitaria.