Alguns tipos de massas são constantemente utilizadas para se fazer confeitos e salgados, como tortas, quiches, flamiche, pissaladière e biscoitos. Entre elas, existem 4 tipos de massa que todo bom confeiteiro deve saber fazer! São elas:

Massa Brisée

Esse é o tipo de massa média. Sua produção exige manteiga gelada, farinha de trigo, água gelada e gema, misturados rapidamente, mesmo que restem alguns pedaços de manteiga não incorporados. Isto permite que a massa tenha consistência leve e aparente ser quase “folhada”.

Quando acrescentado açúcar, esta massa torna-se massa brisée sucrée ou massa sucrée. É usada na confeitaria como fundo de tortas, tartelettes, barquettes, quiches, petits-fours, ramequins, entre outros.

Post 41_2Massa sablée

Tipo de massa pesada, com excelente qualidade, principalmente para tortas. A palavra sablée significa areia em francês e aerada em outras traduções. Seus ingredientes são farinha de trigo, manteiga em consistência cremosa, ovo, açúcar de confeiteiro e essência de baunilha.

Este tipo de massa deve ser trabalhada até que todos os seus elementos estejam devidamente ligados. Além disso, é necessário que seja resfriada antes do uso. É utilizada na produção de biscoitos e tortas.

Post 41_4Massa Frolla

Esta também é um tipo de massa média, muito usada na preparação de tortas doces recheadas com geleias e cremes. Em sua receita tradicional, a quantidade de manteiga corresponde sempre à metade da quantidade de farinha, ou seja, para 500 grs de trigo, 250 gramas de manteiga.

Quando se quer uma massa mais aerada ou que esfarele um pouco mais, pode-se adicionar à massa frolla o fermento químico em pó. No entanto, sua proporção nunca deve ser superior a 2% em comparação com a quantidade de farinha de trigo.

Post 41_1Massa Sucrée

Tipo de massa mais leve. O termo Sucrée significa açucarado em francês, que remete a uma variedade de massa com teor elevado de açúcar em sua composição.

Com sabor mais doce, ela é pouco crocante, mais macia que as outras, e muito parecida com a massa de biscoito amanteigado. Assemelha-se a massa sablée, diferindo apenas na quantidade de açúcar.

Post 41_3Imagens: Google.

-

Gostou das nossas dicas? Então, curta a nossa página no Facebook: Perfecta ou acesse o site perfecta.itwfeg.com.br e continue acompanhando as novidades do setor tecnológico alimentício entre outros assuntos relacionados à gastronomia, panificação e confeitaria.